sábado, 28 de julho de 2012

Todo mundo odeia a Amanda

Qual a melhor maneira de evitar que as pessoas te difamem nas rodas sociais?
Sendo uma boa pessoa? Sendo sincera, amiga, compreensiva, educada, política e visando sempre os bons contatos profissionais para não se indispôr com seus colegas?
ERRADO!
A melhor maneira de evitar que as pessoas falem atrocidades sobre sua conduta é dizendo ao mundo todos os podres sobre si próprio primeiro. No fundo, a fofoca não circula por conta de seu conteúdo, mas sim por ser inédita, exclusiva, um mero furo jornalístico. A verdade é que eu ando intrigada com o rumo que o mundo está tomando. Não por conta da violência, sexo explícito e muito menos pela derrubada de árvores em florestas tropicais. Estou me perguntando cada dia mais como podem as pessoas se preocuparem mais com confete do que com críticas que poderiam/deveriam ser construtivas
Pode analisar qualquer rede social em ascensão no momento. É muito mais valorizado tem centenas de amigos que curtam sua atualização de status super relevante dizendo que 'HOJE TEM' do que alguns poucos e bons amigos que atendam o celular de madrugada quando você termina com o namorado e esta mal. A realidade é que a maioria se preocupa em fazer a política da boa vizinhança e ser agradável do que ser verdadeiro e acrescentar algo de interessante à vida de alguém quando dá um 'toque' em relação a comportamento, conduta, visão ou até mesmo aparência.
Obviamente não vou me fazer de vítima dizendo que sou profunda, intelectual, inteligente e estou sofrendo com a superficialidade das pessoas. Óbvio que não!
Até porque eu mesma sou baixa, fofoqueira, crítica, fútil e filha da puta quando me convém.
A diferença é que eu não me importo com a imagem que estou passando. Muito pelo contrário!
Sinto até certo conforto e alegria em saber que sou desprezada, criticada e chamada de maldita pelo baixo clero. Não sei explicar o que acontece no meu ego. Mas creio que ninguém chuta cachorro morto e para ser odiada, uma pessoa deve ser primeiramente admirada. Por isso digo com a maior convicção que não odeio ninguém. Eu simplesmente desgosto de algumas pessoas e desprezo outras. E claro, acima dessas duas eu A-DO-RO provocar o desconforto.
Me importo com o que duas pessoas pensam ao meu respeito no mundo inteiro. E se essas duas únicas pessoas me amarem, me aceitarem e respeitarem pelo que sou, me dou por satisfeita. E não, claro que não são meus pais!
Há algum tempo me dei conta de uma coisa que talvez (e muito provavelmente) não seja uma verdade para todos. O princípio básico para (minha) felicidade é que para ser plena e feliz uma pessoa tem que se amar acima dos defeitos, imperfeições e inúmeras falhas que tenha. Porém, para se amar, essa mesma pessoa tenha que se conhecer primeiro. Do contrário, não é amor, é uma idealização, uma fantasia sobre a própria essência. A questão é que ninguém mais se conhece, sendo assim não se ama e desta forma são praticamente obrigados a usarem uma maquiagem super corretiva que tira todo defeito chamada Facebook/twitter/sorriso falso. Uma espécie de pó compacto HD da Mac que deixa qualquer pele manchada perfeita como bumbum de neném.
Mas como todo pó compacto HD da Mac, essa maquiagem custa caro, muito caro por sinal. E como sou limitada de recursos financeiros, não uso maquiagem cara. Nem a de usar na pele, tampouco a de usar em rede social/vida social.
Sim, eu confesso que detesto ser adorada por mais de seis pessoas em cada núcleo que frequento. Sim, eu confesso que sinto uma sensação boa quando sei que estão falando (mal) ao meu respeito. E sim, eu sei que 90% das pessoas que convivem comigo fazem cara de nojo quando eu entro no recinto.
Mas eu não ligo, aliás eu ligo sim e adoro! Porque no fundo eu sei que se em um dia de aula comum uma pessoa cheia de amigos e popular da minha turma levantar e dizer que tem um 'recado' pra dar, metade da turma ignora e essa pessoa vai ter de pedir silêncio novamente. E se por um acaso eu levantar no meio da aula pra dizer que tenho um 'recado' para turma, sei que mesmo me odiando, a turma fica quieta e escuta o que tenho a dizer.
Não se trata de ser amado, mas sim de ser respeitado.
E se vai me odiar, pelo menos tenha um motivo coerente, porque alegar que falo o que penso e sou grossa por não fazer média pra agradar ninguém é um pouco fraco ao meu ver!
E eu achando que motivo pra despertar rancor nas pessoas era ser falsa... ai ai como sou tolinha.

Um beijo pra quem me ama e dois pra quem me odeia
=*

Nenhum comentário:

Postar um comentário